LinkedIn: a maior rede profissional do mundo e uma plataforma essencial para quem quer se destacar no competitivo mundo dos negócios. Você pode vê-lo como uma das plataformas de mídia social mais recentes, mas o LinkedIn é na verdade mais antigo que o Facebook, o YouTube E o filme de sucesso da Disney de 2004, Os Incríveis. Você pode acreditar nisso?
Em 2016, a Microsoft comprou o LinkedIn por impressionantes US$ 26 bilhões – a maior aquisição na história da empresa. Desde esta jogada ousada, a base de utilizadores mais do que duplicou, para mais de 950 milhões , com mais de 63 milhões de empresas a utilizar a plataforma como parte da sua estratégia de marketing digital.
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Ao contrário de plataformas como o Facebook e o Instagram, o LinkedIn concentra-se em cultivar relações profissionais entre os seus utilizadores, mostrando as suas competências, experiências e realizações baseadas no trabalho e ligando aqueles em indústrias semelhantes. Isso abre as empresas para um mundo totalmente novo de publicidade em mídias sociais – e é importante entender exatamente o que o LinkedIn pode oferecer antes de você mergulhar.
ESTATÍSTICAS DO LINKEDIN PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING
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Todas as semanas, 52 milhões de pessoas usam o LinkedIn para procurar emprego
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Um anúncio no LinkedIn pode atingir 14,6% da população mundial
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As marcas observaram um aumento de 33% na intenção de compra resultante da exposição de anúncios no LinkedIn
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Os profissionais de marketing veem taxas de conversão até 2x mais altas no LinkedIn
DADOS DEMOGRÁFICOS DO LINKEDIN
Mais de 80% dos usuários do LinkedIn têm menos de 34 anos. Esta é uma estatística incrível, especialmente quando você considera que menos de 70% dos usuários do Instagram e 44% dos usuários do Facebook têm menos de 34 anos . Na verdade, menos de 3% dos usuários do LinkedIn têm mais de 55 anos – um fato que você deve ter em mente ao criar suas campanhas publicitárias.
Quase 80% da base de usuários do LinkedIn está localizada fora dos Estados Unidos, com membros residentes em mais de 200 países diferentes. O Reino Unido tem mais de 36 milhões de usuários, o que não fica muito atrás dos 45 milhões de usuários britânicos do Facebook – apesar da base de usuários global do LinkedIn ser cerca de um terço do tamanho do Facebook.
Embora o LinkedIn esteja principalmente associado ao marketing B2B (business-to-business), ele ainda pode desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing digital de empresas B2C (business-to-consumer). Todos os profissionais também são consumidores, portanto, se o seu público-alvo coincidir com a base de usuários do LinkedIn, pode ser uma ótima maneira de alcançá-los.
LIMITAÇÕES DO MARKETING NO LINKEDIN
ALCANCE LIMITADO
Como o LinkedIn é uma plataforma de mídia social de nicho, não é usado por tantas pessoas quanto o Facebook, Instagram ou TikTok. Isso significa que seus anúncios podem não atingir tantos públicos – embora isso possa ser mais eficiente se sua oferta atrair mais profissionais do que usuários casuais de mídia social.
CRIAÇÃO DE ANÚNCIOS COMPLEXOS
Devido à natureza especializada e profissional do LinkedIn, os anúncios concebidos para a plataforma devem ser particularmente atraentes e envolventes para terem sucesso. Muitas vezes vale a pena contar com a ajuda de um profissional experiente para garantir que você obtenha o máximo retorno do seu investimento.
FALTA DE SEGMENTAÇÃO BASEADA EM INTERESSES
Embora o LinkedIn ofereça uma maneira simples de atingir vários grupos de profissionais de acordo com o setor, cargo ou tamanho da empresa, o recurso de segmentação é limitado fora disso. Embora outras plataformas de mídia social permitam que as empresas direcionem anúncios com base na demografia e nos interesses dos usuários, pode ser mais desafiador alcançar públicos específicos no LinkedIn.
RESULTADOS LENTOS
O LinkedIn não é a plataforma ideal se você estiver procurando uma solução rápida ou resultados rápidos. Devagar e sempre vence a corrida no site de relacionamento profissional – a maneira mais eficaz de ganhar seguidores e construir o conhecimento da marca é consolidar você ou sua empresa como um especialista em seu setor, e isso não acontece da noite para o dia. Em vez disso, implementar uma estratégia de marketing eficaz a longo prazo no LinkedIn pode ter um impacto positivo no seu negócio a longo prazo.