fbpx

Como tirar fotos melhores dos seus produtos

 

Conquistar a atenção do consumidor nem sempre é uma tarefa simples.

Diferente do espaço físico, onde o cliente pode visualizar e tocar o produto, o ambiente virtual é mais limitado. O único contacto do cliente com o produto antes da compra é a imagem que você disponibiliza para ele. Ou seja, a imagem é um ponto chave absolutamente fundamental para que uma venda seja concretizada no ambiente virtual.

Então sempre esteja preparado para apresentar fotos bonitas e que destaquem as características do seu produto. Saber como tirar as fotos dos seus produtos é um passo imprescindível para que você tenha sucesso nas suas vendas.

 

Câmera ou Telemóvel?

Na hora de tirar fotos dos seus produtos, muitas pessoas ficam na dúvida se devem usar uma câmara profissional ou um telemóvel.

Não é à toa. A cada nova geração os telemóveis ganham câmaras mais poderosas e com mais funcionalidades. Alguns modelos, inclusive, contam com lentes bem potentes e até configurações manuais. Nesse cenário, será que vale a pena investir em uma câmara dedicada, como as DSLRs e as câmaras de ação, como a famosa GoPro?

A resposta é: depende do seu objetivo. Vamos analisar alguns aspetos e encontrar a resposta à essa pergunta.

Se você precisa de fotos com maior qualidade o ideal é sim uma câmara DSLR para obter imagens com todos os detalhes do seu produto. Isso é possível porque elas usam o formato RAW, sem nenhuma compressão da imagem.

Os ficheiros irão ficar maiores que um JPEG comum, mas se você precisar editar, posteriormente, terá muito mais informações. Além disso, a autonomia para incorporar acessórios tais como lentes e flash tornam as câmaras mais adequadas para o trabalho

No entanto, se ainda não é possível abrir os cordões à bolsa para comprar uma câmara, é possível utilizar uma boa câmara de smartphone.

 

The Ultimate Guide to Product Photography - PHLEARNFundo branco ou ambientado?

Depois de decidir qual equipamento você irá utilizar para fazer suas fotos, existem alguns aspetos dos quais precisa estar atento para que essas imagens estejam adequadas de modo a apresentar o seu produto ao consumidor.

A resposta também é: depende do seu objetivo.

Se quer vender o seu produto num e-commerce (seu ou através de Marketplace), é sempre recomendável dar preferência para fotos com fundo branco, de modo a dar ênfase e destaque ao produto.

No caso da divulgação em redes sociais e outros meios de publicidade, a ambientação é uma ótima ferramenta para reter a atenção do público para o seu produto. Facto é que cada produto tem uma forma específica de publicitar. É preciso conhecer também o seu público, de modo que saiba qual é o método que o atrai mais à compra.

Dependendo das dimensões dos seus produtos, seus clientes podem ter dificuldade de reconhecê-los. Nesses casos, a noção de escala pode ser muito útil. Tire as fotos do seu produto próximo de algum item que ajude as pessoas a relacioná-lo com a vida real. Por exemplo, se você vai tirar fotos de um relógio, mostre-o no pulso de alguém. Se for um livro, você pode tirar a foto com ele aberto em cima de uma mesa de centro e colocar uma pequena fruteira ao lado.

Não esqueça que é muito importante que você tenha imagens do produto de vários ângulos diferentes, para passar confiabilidade e segurança ao cliente.

Escolha um bom editor de fotos

Além de saber como tirar fotos de boa qualidade, também vai precisar de um programa ou aplicativo para editar as fotos. Seja para redimensionar, cortá-la, ou incluí-la em um layout mais atraente, por exemplo.

Mas atenção, use o editor de imagem apenas para corrigir pequenas imperfeições, corrigir luz e sombra, não utilize filtros e também não coloque efeitos. O uso desses recursos adicionais pode gerar reações negativas.

É importante que você deixe a imagem o mais natural possível e corrija apenas os detalhes que você não conseguiu ajustar antes de fotografar.

 

 

Conclusão

Tirar fotos requer prática, portanto, não se preocupe se elas não ficarem perfeitas logo à primeira. O importante é continuar treinando até ficarem de jeito. Ao aplicar as dicas deste artigo você já estará bem encaminhado para produzir fotos incríveis, que encantem os seus clientes.