Gostaria de melhorar a imagem da sua empresa? E que tal aumentar as vendas e lançar novos produtos de sucesso? Então, precisa perceber duas coisas: a primeira é sobre a importância da marca para melhorar os seus resultados empresariais; a segunda diz respeito à personalidade da sua marca.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos relembrar o conceito. A marca é a junção de características tangíveis e intangíveis, o conjunto de benefícios, atributos, valores e identidade que representam uma entidade.
Segundo o conceituado Phlip Kotler, marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam dos seus concorrentes”. Mas eu iria além: marca é a expressão da personalidade da sua empresa. Sim, “personalidade”, pois falamos de uma pessoa — jurídica, mas pessoa.
Neste artigo explicaremos como trabalhar os atributos da marca para torná-la sólida, fiel aos valores praticados na empresa, e gerar resultados positivos. Contudo, vamos primeiro perceber melhor a sua relevância.
A resposta às vezes parece simples, mas, a profundidade do assunto ainda é um terreno desconhecido para muitos gestores.
Afinal, qual é a relevância da marca?
Não é de hoje que as marcas são importantes. Há alguns séculos, no Egito, os fabricantes de tijolos usavam símbolos para identificar os seus produtos. Durante a Idade Média, os comerciantes europeus também empregavam marcas para garantir ao comprador a qualidade do item adquirido.
Hoje, essa importância apenas aumentou. A marca é responsável pela perceção que o cliente tem de um produto ou empresa. Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio. Mais que dever de mostrar ao público-alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer as suas necessidades e desejos está a identificação que o consumidor terá com ela, não só com o que ela representa como o que ela é e entrega.
Se a sua empresa tiver uma marca sólida, honesta e cheia de propósito, consequentemente terá forte influência no processo de compra do seu cliente, contribuindo de maneira significativa na tomada de decisão.
Dado que as pessoas atribuem uma imagem a respeito da marca, se essa perceção for positiva, o seu público terá preferência pelo seu produto e credibilidade na sua empresa, aumentando as vendas e melhorando a imagem da organização na sua totalidade.
Aproveite para fazer uma autoavaliação com relação à marca da sua empresa. Ela possui uma marca forte? Está de acordo com a imagem que deseja transmitir com a sua marca?